MANUTENÇÃO DE PISOS DE MADEIRA

 

Os pisos de madeira Scandian são de fácil manutenção e conservação, dispensando os tratamentos necessários em outros tipos de materiais de revestimento. Alguns cuidados básicos são aconselhados para manter o piso com aspecto de novo, por muitos anos e evitar danos e avarias:

 

a) Para a limpeza diária, usar pano macio, bem limpo, levemente umedecido em água, ou seja, bem torcido. Em seguida passar pano seco para retirar todo vestígio de umidade sobre o piso. O excesso de água no pano pode acarretar danos no piso, como manchas.

 

b) Para limpeza de manchas, como graxa ou tintas, consultar o fabricante destas sobre a melhor forma de retirar manchas sem danificar o piso.

 

c) Não usar ceras no piso. A sua superfície envernizada não absorve a cera, a qual acaba acumulando-se sobre o piso, resultando na retenção e aderência da sujeira causando perda de brilho, além de manchas e marcas ocasionadas pelo acúmulo de cera.

 

d) Colocar capachos nas entradas para eliminar areia, pedras e outros fragmentos abrasivos que são trazidos nos calçados.

 

e) Devem ser revestidos com feltro ou pedaços de carpete todos os pés e bases dos móveis que estiverem em contato com o piso, prevenindo assim danos.

 

f) Móveis pesados não devem ser arrastados sobre o piso.

 

g) Enxugar imediatamente o piso quando ocorrer derramamento de líquido, assim como a entrada de água de chuva através de janelas e portas.

 

h) Impedir a passagem de água de banheiros e cozinhas para os ambientes onde o piso estiver instalado. Se lavar essas dependências, fazer a barragem da água com um pano, de forma a não permitir a sua infiltração por baixo ou escorrimento por cima do piso.

 

i) Sapatos com pregos ou metais expostos, como o caso dos saltos sem a proteção, marcam o piso. (afundamentos).

 

j) Vasos de plantas não devem ficar em contato direto com o piso, pois a umidade o danificará. Utilizar suportes elevados com bandeja para aparar o excesso de água, observando a obrigatoriedade do item "e".

 

k) A madeira é sensível à luz. Para evitar alterações na sua cor, é recomendável fechar as cortinas quando há exposição direta ao sol. Nos primeiros 90 dias, procurar não usar tapetes ou usá-los alternadamente com períodos sem eles, até que a madeira adquira a sua tonalidade definitiva em todo o ambiente.

 

l) Cadeiras com rodízio ou mesmo bicama não podem rolar diretamente sobre a superfície do piso, sob pena de danificá-lo com perda da garantia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MANUTENÇÃO DE PISOS VINÍLICOS

 

Após a instalação do Piso Vinílico Scandian, o piso deve ser aspirado ou varrido para remoção de pó e outros detritos. A limpeza deve ser feita com sabão neutro, utilizando um esfregão úmido. Sempre remova os excessos de água. Apesar do piso vinílico Scandian ser lavável, o excesso de água pode causar danos ao adesivo ocasionando descolagem das réguas.

 

Medidas preventivas

 

Jamais arraste mobílias pesadas sem a devida proteção. Pés de móveis devem ser protegidos com feltros. Não utilize protetores ou tapetes de borracha, os mesmos poderão causar manchas em seu piso. Cuidado com a utilização de produtos de limpeza, estes produtos, bem como o silicone, podem tornar a superfície do piso escorregadia, o que pode resultar em acidentes.

O Piso Vinílico Scandian é resistente a maior parte de produtos de limpeza, porém, algumas substâncias devem ser imediatamente removidas para evitar a descoloração. As substâncias listadas a seguir devem ser removidas com esponjas ou com a utilização de um pano ou flanela umedecida em água com detergente neutro: Esmalte, solventes e outros vernizes, tintas, tintas de caneta, canetinha, batom e protetores de borracha.